quarta-feira, 28 de outubro de 2015

TAMANDUÁ BANDEIRA É RESGATADO PELA UVA

Animal foi devolvido com segurança ao seu habitat natural

No início do dia 18 de Outubro, após receber telefonema de moradores, o veterinário da UVA, Unidade de Vigilância Ambiental, Paulo Targa, acompanhado da funcionária Caren Piovezan, foi até a COHAB 1 para realizar o resgate de um Tamanduá Bandeira.
De acordo com o veterinário, o animal saiu de uma mata próxima ao local. Como não apresentava nenhum tipo de ferimento o tamanduá foi devolvido com segurança ao seu habitat natural.
O Tamanduá Bandeira tem hábito predominantemente terrestre, diferente de seus parentes mais próximos. O animal mede entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesa aproximadamente 41 kg.

CURISOIDADES
O tamanduá se alimenta exclusivamente de formigas e cupins, o que acaba conferindo uma anatomia bastante peculiar e especializada na exploração desse recurso alimentar, que apesar de abundante, é muito pouco explorado por outras espécies de mamíferos.
O animal procura suas presas por meio do cheiro e pode visitar vários formigueiros em um dia (mais de 200), se alimentando de até mais de 30 mil indivíduos por dia. Passam pouco tempo em cada ninho de forma a fugir de ataques dos insetos. Além disso, costuma se alimentar de larvas de besouro e abelhas que tenham colocado suas colméias em cupinzeiros.
Em cativeiro, o tamanduá pode se alimentar de itens que geralmente não ingere na natureza: muitas vezes são dadas misturas de alimentos feitos com ovos, leite, bicho-da-farinha e carne moída. Já foram observados tamanduás se alimentando de filhotes de camundongo quando em cativeiro. Fica evidenciado, que apesar da alta especialização na dieta e na clara preferência por formigas e cupins, existe algum grau de variabilidade e de predação oportunista por parte desses animais. Para beber, tamanduás podem cavar buracos quando não existem fontes de água na superfície. 

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação e WikiPédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário